Miley Cyrus
Miley Ray Cyrus (Nashville, 23 de novembro de 1992) é uma atriz, cantora, compositora, designer de moda, empresária e dançarina ,norte-americana. Cyrus começou sua carreira em 2001 como atriz, e ficou mundialmente conhecida em 2006 por interpretar Miley Stewart/Hannah Montana na série da Disney Channel, Hannah Montana. Em 2008, Miley foi eleita pela revista americana TIME como uma das 100 famosas mais bem pagas do mundo. Como cantora, já vendeu mais de 20 milhões de álbuns mundialmente.
Seu primeiro álbum de estúdio e carreira, como Miley, o Meet Miley Cyrus atingiu #1 na Billboard 200 vendendo 326 mil cópias em sua semana de estreia. Seu segundo álbum de estúdio Breakout também atingiu #1 na Billboard 200 vendendo 371 mil cópias em sua semana de estreia. Seu EP The Time of Our Lives atingiu #2 na Billboard. Em 2007, Miley embarcou em sua primeira turnê, como Hannah Montana, a Best of Both Worlds Tour.
Em 2009, Miley embarcou na turnê Wonder World Tour. No mesmo ano, protagonizou o filme A Última Música. Em 2010, lançou seu terceiro álbum de estúdio, intitulado Can't Be Tamed. No mesmo ano protagonizou os filmes LOLA e A Super Agente.
Em 2011, Cyrus embarcou em sua terceira turnê, a Gypsy Heart Tour, com shows na América do Sul, terminando na Austrália.
Miley Cyrus nasceu Destiny Hope Cyrus no estado norte-americano do Tennessee e é filha do cantor de música country Billy Ray Cyrus e deLeticia "Tish" Cyrus, e neta de Ron Cyrus. Ela tem cinco irmãos: Trace Cyrus (vocalista da banda Metro Station) e Brandi Cyrus, por parte de mãe; Christopher Cody, por parte de pai; além de Noah Cyrus e Braison Chance. Ela foi registrada como Destiny Hope porque seus pais acreditavam que ela iria trazer coisas boas.
A atriz e cantora solicitou ao Tribunal Superior de Los Angeles a mudança legal de seu nome para Miley Ray Cyrus. Billy Ray Cyrus, seu pai, escreveu na solicitação que a mudança era para "fazer com que o nome pelo qual ela é conhecida normalmente seja o mesmo que o legal". Em ocasiões anteriores, a atriz tinha comentado que seu pai a chamava de Smiley, quando pequena, por causa de sua personalidade alegre, e desse apelido foi escolhido o nome Miley. Em 29 de janeiro de 2008, ela mudou oficialmente o seu nome para "Miley Ray Cyrus"; o nome do meio foi uma homenagem ao seu pai. Em março de 2009, ela publicou a sua autobiografia, Miles to Go. Miley possui ainda, dezoito tatuagens: a fraseJust Breathe (Apenas Respire) abaixo do seio esquerdo, a palavra Love na orelha, um coração no dedo, um apanhador de sonhos na costela, um sinal de igualdade do dedo (em homenagem aos seus fãs homossexuais),uma âncora no pulso,uma cruz no dedo,um símbolo da paz no dedo,a palavra Karma no dedo,uma caveira mexicana no interior do tornozelo direito,um símbolo OM no pulso esquerdo,a frase Love Never Dies no interior do braço esquerdo,um olho grego no dedo,números romanos no ante-braço direito,uma frase de Theodore Roosevelt no braço esquerdo, a palavraBAD (Mal,Ruim) no dedo (em homenagem ao disco de Michael Jackson), duas flechas acima do cotovelo do braço direito e a imagem de um coração anatômico na parte inferior do ante-braço direito. Cyrus é apaixonada por cachorros, tem vários, além de ajudar a resgatá-los e fazer doações para ongues.
Filha do cantor de country Billy Ray Cyrus e de Tish Cyrus, Miley cresceu numa fazenda afastada das pressões que a fama de seu pai exerciam sobre ele. Ela frequentava a escola normalmente e gostava de passar o tempo com seus irmãos e com os animais de sua fazenda. Ela também era líder de torcida.
Miley passou certo tempo no Canadá, pois seu pai estava no país gravando a sérieDoc. e foi nessa série que Miley conseguiu seu primeiro papel na TV. Durante dois episódios ela interpretou uma garotinha chamada Kylie. Em 2003 ela fez uma pequena participação no filme de Tim Burton “Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas”, ainda nessa época, ela foi creditada no filme como “Destiny Cyrus”. Ela fez o papel da Ruth jovem e há três cenas no filme.
Foi enquanto Miley estava no Canadá que ela soube que a Disney estava atrás de alguma menina para fazer o papel da “melhor amiga” em uma série a qual estavam planejando. Ela topou ir fazer os testes e, mesmo sendo pequena demais para o papel, a chamaram para que fizesse a protagonista da história. A Disney queria uma série de comédia que girasse em torno de Chloe Stweart, uma estudante comum que de noite colocava uma peruca loira e se transformava na Hannah Montana.
Enquanto Miley estava na sexta-série – aos doze anos – sofreu algumas provocações na escola a ponto de ter sido trancada no banheiro da escola por aproximadamente uma hora por algumas garotas. Foi nesse mesmo ano que, depois de muita insistência da parte de Miley – que estava disposta a provar a todos que o papel era certo para ela -, o papel de Hannah Montana foi finalmente dado a ela. Ali nascia uma estrela.
“Ter conseguido o papel mudou tudo, repentina e irreversivelmente. Eu seguia adiante e deixava o passado para trás, mas não me atrevi a esquecer a luta. Houve um motivo para isso. Levei aquela menina comigo e ela faz com que me lembre de ser compassiva, de não guardar mágoas, de dar apoio, de estar por perto para ajudar os outros quando sei que precisam de mim.” – Miley Cyrus
No começo do ano enquanto gravava o primeiro episódio de “Hannah Montana”, nome que a série recebeu, Miley recebeu a notícia de que teria que fazer um concerto antes do programa começar para que as imagens da apresentação fossem usadas na abertura da comédia e também para serem exibidos durante os programas, como se fossem shows de Hannah. Enquanto isso, também resolveram trocar o nome da personagem principal de Chloe para Miley Stewart, sem falar que ainda incluíram um pouco da história de Miley Cyrus na série.
O primeiro episódio de “Hannah Montana” foi ao ar no dia 24 de Março, nos Estados Unidos, e a partir daí rendeu cerca de 4 milhões de telespectadores por episódio. Estreou junto ao filme original do Disney Channel, “High School Musical”. A série começou logo sendo um sucesso, com uma história que cativava o telespectador. O sucesso de Miley Cyrus também crescia, afinal no dia 4 de Abril foi lançado um cover feito por Cyrus da canção de James Baskett “Zip-A-Dee-Doo-Dah”, lançado na coletânea DisneyMania.
Foi no dia 11 de Junho que Miley foi à Fundação das Crianças com Aids Elizabeth Glaser e lá conheceu seu primeiro namorado, Nick Jonas – o integrante mais novo dos Jonas Brothers. Algum tempo depois o casal começou a namorar pra valer.
Seu álbum de estreia foi da trilha sonora da série, “Hannah Montana: Músicas da Série de Sucesso da TV”, sendo lançado no dia 24 de outubro de 2006. A trilha sonora da série estreou em 1º lugar na BillBoard 200 Americana, e vendeu 281.000 cópias na primeira semana, batendo artistas como John Legend e My Chemical Romance.
Em Setembro, Miley foi chamada para abrir os shows das Cheetah Girls como Hannah Montana. Ela havia acabado de gravar a primeira temporada completa de Hannah Montana e a trilha sonora da temporada já estava na ponta da língua dos fãs, que cantavam juntos cada música de Hannah nos shows.
Com a estreia da segunda temporada da série, veio também o segundo álbum de trilha sonora, em 26 de Junho de 2007 nos Estados Unidos, mas desta vez duplo, não somente músicas da Hannah. O segundo disco, chamado “Meet Miley Cyrus (Conheça Miley Cyrus)” era um disco pessoal, e não da trilha sonora, com faixas que faziam uma apresentação da atriz como cantora, e não como personagem. Novamente o álbum estreiou em 1º na BillBoard 200 Americana vendendo 326.000 cópias na primeira semana, e acabou sendo vendido mais de 3 milhões de cópias no total.
Ainda com outros projetos na Disney, Miley fez participações nas séries “A Nova Escola do Imperador” e “Os Substitutos” (em voz, já que são desenhos), além de uma participação no filme “High School Musical 2“, em que aparece em uma cena, no último musical. A participação no filme foi escolhida pelos telespectadores do Disney Channel do mundo inteiro, em uma enquete no site da Disney.
As gravações da segunda temporada de Hannah Montana foram concluídas no dia 21 de Setembro e logo A sua primeira turnê solo, Best Of Both Worlds Tourcomeçou no dia 17 de outubro de e terminou no dia 31 de janeiro de 2008, com um total de 71 shows. No show, ela abria como Hannah Montana, no meio do show, ela convidava ao palco a banda Jonas Brothers (sendo apresentada, uma nova aposta da Disney naquela época) ou a dupla Aly & Aj, hoje conhecida como 78violet, e o convidado cantava mais duas músicas solo, ela ia para os bastidores, se transformar em Miley, que voltava e apresentava as canções do seu disco de apresentação.
Durante a turnê, Cyrus continuava a divulgar “Meet Miley Cyrus”, lançando seu primeiro videoclipe solo. O vídeo de “Start All Over” estreou em 19 de Dezembro e mostrava cenas bem aleatórias filmadas no subúrbio de Los Angeles. Foi nesse mesmo mês que Miley e Nick Jonas romperam o relacionamento que já tinham há cerca de um ano e meio.
No começo do ano, Miley ainda estava em turnê com a sua Best Of Both Worlds Tour, que foi encerrada ainda em Janeiro. Mas, o sucesso dos concertos foi tanto que a Disney decidiu gravar o show, e transformar em um filme 3D, pois os ingressos para a apresentação eram muito disputados e causou desapontamento geral. Além do grande sucesso do filme, a imprensa considerou Cyrus a responsável por trazer de volta o 3D, que há muito tempo já não era utilizado. O filme, intitulado Hannah Montana & Miley Cyrus: Best Of Both Worlds Concert – no Brasil, “Hannah Montana & Miley Cyrus: Show O melhor dos dois mundos” – foi lançado em 1º de Fevereiro de 2008 nos Estados Unidos, arrecadando mais de 31 milhões de dólares na semana de estreia. O filme ainda deu origem a um CD com as músicas que foram performadas ao vivo no filme, o CD foi lançado no dia 11 de Março, e estreou em 3º lugar na BillBoard 200 Americana.
No dia 29 de Janeiro, Miley trocou seu nome oficialmente na justiça de Destiny Hope Cyrus para Miley Ray Cyrus, alegando que esse era seu nome artístico e que só era conhecido por este.
Vendo o sucesso inigualável de Hannah Montana – que já deixara de ser uma simples série e passara a ser uma marca – a Disney decidiu fazer uma adaptação cinematográfica da série. Logo em Abril as gravações tiveram início e foram concluídas em Julho, com cenas em Los Angeles, Califórnia, e Columbia, Tenessee.
Ainda em abril, foram vazadas na internet fotos consideradas “provocantes” da atriz de bíquini ou fazendo poses consideradas sensuais para alguém de sua idade. As fotos foram adiquiridas por um hacker que invadiu o a conta de Cyrus no Gmail. A polêmica teve continuidade no mesmo mês, quando posou para uma sessão de fotos artística da Vanity Fair, feita pela fotógrafa Annie Leibovitz. Em uma das fotos Miley aparece sem camisa, coberta apenas por um lençol branco, o que causou revolta em alguns pais que confiavam na atriz como um modelo para seus filhos e também condenaram a atitude da fotógrafa de fazer uma foto tão reveladora de uma garota de apenas quinze anos de idade. Sobre ambas as controvérsias, Miley Cyrus fez questão de pedir desculpas publicamente.
Em junho o mundo conheceu como era o trabalho de Miley Cyrus fora da imagem de Hannah Montana. A cantora lançou seu primeiro videoclipe que faria parte de seu primeiro álbum solo. A canção se chamava “7 Things” e nela Miley relatava algumas coisas que odiava em seu ex-namorado, Nick Jonas. O clipe era bastante diferente da imagem que as pessoas tinham de Cyrus, mas as críticas que o mesmo recebeu foram ponderadas.
No dia 22 de Julho, Miley lançou seu primeiro disco oficial chamando-o de “Breakout” (Fuga). O álbum – que vinha com o selo da gravadora Hollywood Records– estreou em 1º lugar na BillBoard 200 Americana, e vendeu na primeira semana 371.000 cópias, e foi o segundo álbum do ano melhor vendido na semana de estreia.
Miley apresentou a principal premiação adolescente, o Teen Choice Awards no dia 3 de Agosto, onde também performou seu single, “7 Things”.
Cyrus colaborou com outras quatorze cantoras para gravar o single “Just Stand Up!”, que elas cantaram ao vivo durante o show Stand Up to Cancer, no dia 5 de setembro.
Embora não fosse seu aniversário de verdade, no começo de Outubro Miley fechou a Disneylândia a fim de realizar sua festa de aniversário de dezesseis anos. Foi um evento gigantesco onde mais de cinco mil pessoas compareceram e cada um pagou cerca de U$ 250 pela entrada.
No dia 10 de Outubro, Miley colocou sua peruca loira de volta depois de tanto tempo sem ela e fez um concerto na Califórnia apresentando as canções da terceira temporada de Hannah Montana, que estreou no mês seguinte. O show foi gravado e lançado como DVD no ano seguinte e também foi gravado a fim de ter as cenas dos shows da Hannah para a temporada.
Em 21 de Novembro, foi lançado o filme “Bolt: O Supercão“, em 3D, uma animação computadorizada, em que Miley se uniu a John Travolta para dar voz aos personagens principais. Miley compôs para o filme uma música chamada “I Tought I Lost You”, que foi gravada junto a John Travolta, e foi nominada a Melhor Canção Original de Trilha Sonora no Globo de Ouro. No longa-metragem ela dá a voz à Penny, garotinha que é dona de Bolt, um cachorro que faz parte de uma série de TV e que pensa realmente ter super poderes.
Em Dezembro foi lançado o novo videoclipe de Miley, “Fly On The Wall”, onde Miley fala sobre como se sente desconfortável e chega a ridicularizar aqueles que fazem questão de saber de seus mais íntimos segredos – como os paparazzi. O single foi um sucesso, mas não tanto quanto seu antecessor.
Em Janeiro foi lançada uma espiadinha em “Hannah Montana: The Movie” (ou Hannah Montana O Filme, no Brasil) no Disney Channel, falando um pouco sobre a ida do filme aos cinemas. Desde então o primeiro semestre do ano foi focado na estreia de Miley Cyrus nas telinhas por meio de Hannah.
Também foi anunciado que seria lançado um disco com as músicas do filme e os dois primeiros singles foram liberados entre Fevereiro e Março. “The Climb” foi o primeiro e o de maior sucesso. Foi uma das canções mais tocadas nas rádios do ano e foi a canção de Cyrus a alcançar o maior lugar nas paradas desde então. “Hoedown Throwdown” foi o segundo single, considerado mais infantil, porém também foi bastante divulgado.
Miley divulgou o filme em diversos programas de entrevistas, tais como The View,The Tonight Show with Jay Leno – onde performou “The Climb” – e até mesmoAmerican Idol. Um videogame de “Hannah Montana O Filme” foi lançado, assim como uma linha de bonecas do filme.
Enquanto isso, Miley também tinha que divulgar sua autobiografia. Isso mesmo! Foi revelado que no ano anterior a Disney pagou a atriz e cantora para escrever uma espécie de livro de memórias em conjunto com Hilary Liftin. Nele, Miley fala sobre como conseguiu seu papel em Hannah Montana, fala sobre seu relacionamento com sua família e sobre sua infância. Ela também diz fatos que não se podem dizer numa entrevista ou numa coletiva de imprensa e também aborda assuntos nunca tocados antes. O livro foi best-seller do New York Times, ficando em #1 na lista dos mais comprados. Foi lançado em Março de 2009, nos Estados Unidos, com o título deMiles To Go. No Brasil, recebeu o nome de “Hannah Montana e Eu” e suas vendas tiveram início em Fevereiro do ano seguinte.
“Hannah Montana O Filme” foi finalmente lançado no dia 10 de Abril nos Estados Unidos, e 11 de Junho no Brasil. O sucesso foi tão grande que ficou em primeiro nas bilheterias americanas, brasileiras e no redor do mundo. Sua trilha sonora foi lançada no dia 24 de Março, com os singles “The Climb” e “Hoedown Throwdown” e também músicas de artistas renomados, como Taylor Swift, Billy Ray Cyrus e Steve Rushton. Após isso foi lançada a trilha sonora da terceira temporada de Hannah Montana, “Hannah Montana 3”, com singles como “He Could Be The One” e “Super Girl”.
Em Junho, embarcou para Geórgia para gravar seu primeiro longa-metragem de drama adulto. As gravações do filme “The Last Song” (A Última Música, no Brasil) iniciaram-se em Junho e concluíram-se em Agosto. O filme foi produzido por Tish, mãe de Miley, e era baseado no romance homônimo de Nicholas Sparks. Foi gravando “A Última Música” que Miley conheceu Liam Hemsworth, que interpretava seu par romântico e logo os dois desenvolveram um romance na vida real, ainda sem revelar para a mídia.
Porém, engana-se quem pensa que Miley estava focada apenas nesse filme e no seu namoro com Liam. No dia 20 de Junho, Miley Cyrus deu uma pausa nas gravações e voou até o Texas e subiu ao palco com os Jonas Brothers e performou uma nova canção ao lado deles, “Before The Storm”. A canção iria para o próximo álbum do trio de irmãos e também para o próximo de Cyrus.
Enquanto gravava “A Última Música”, Miley também produzia um EP. Extend Play é como um CD, todavia contém menos faixas. O EP foi intitulado “The Time Of Our Lives” (O tempo de nossas vidas) e foi lançado juntamente com uma linha de roupas de Miley, chamada “Miley & Max Clothing Line” com Max Azria. O primeiro single do EP foi o maior sucesso de Miley Cyrus até os dias atuais: “Party in the U.S.A”. A canção foi lançada dia 29 de Julho e foi performada logo no início de Agosto no “Teen Choice Awards”. A performance veio com uma polêmica, porque enquanto Cyrus apresentava a música em cima de um carrinho de sorvete, abaixou-se e levantou apoiando-se numa das mãos. O ato fez a cantora ser acusada de fazer pole dance.
Seguindo “The Time Of Our Lives”, o EP foi lançado dia 31 de Agosto composto por 7 faixas. Na edição internacional do álbum, portanto, a faixa “The Climb” foi adicionada à playlist. Dando continuidade à sua carreira musical, ainda em Agosto foi lançado o clipe feito pelas maiores estrelas da Disney na época – Miley Cyrus, Demi Lovato, Selena Gomez e Jonas Brothers – da canção “Send it On” para a campanhaDisney’s Friends For Change, que no Brasil se chamou “Amigos Transformando o Mundo”.
Após isso Miley Cyrus embarcou em turnê. A chamada “Wonder World Tour” teve início dia 14 de Setembro, inicialmente projetada para percorrer somente por estados americanos, mas devido ao sucesso foi expandida para o Reino Unido. A Tour encerrou-se em 29 de Dezembro de 2009 na Inglaterra.
Pouco antes do final do ano foi lançada ainda uma nova música de Miley, chamada “We Belong To The Music” com Timbaland, colocada no álbum do mesmo. Foi revelado que a canção fora gravada em 2008, mas só pôde ser liberada naquele momento.
Ao ver Miley crescendo e construindo uma carreira com seu próprio nome, a Disney resolveu procurá-la para saber se queria continuar fazendo a série ou deixar que acabasse por ali, na terceira temporada. Após uma conversa com seu pai, a atriz de 17 anos decidiu dar um final digno à série que mudou a reputação do Disney Channel por todo o mundo e que foi a mais rentável do canal a cabo nos últimos anos. No dia 18 de Janeiro iniciaram-se as filmagens para a quarta e última temporada da série.
Enquanto isso, Cyrus afirmou que, com o fim das gravações, lançaria um terceiro CD de pop antes de dar uma pausa em sua carreira musical e focar-se apenas na carreira cinematográfica.
Em Fevereiro, Miley juntou-se a diversas estrelas da indústria musical do momento e gravou as canções “We Are The World 25 For Haiti”, uma regravação da música de Michael Jackson, e “Everybody Hurts”. Ambas com o objetivo de arrecadar fundos para as vítimas do terremoto que aconteceu no Haiti.
“A Última Música”, filme protagonizado por Miley Cyrus e seu namorado, na época, Liam Hemsworth, teve sua estreia nos cinemas americanos no dia 31 de Março (no Brasil, em 11 de Junho). O filme conseguiu arrecadar mais de U$ 17 milhões em seu fim de semana de estreia. As críticas que o mesmo recebeu foram – em sua grande maioria – negativas, mas essas não conseguiram conter o sucesso do filme que conseguiu no total mais de 88 milhões de dólares. Miley apareceu novamente nos cinemas em “Sex and The City 2”, onde faz uma pequena participação interpretando ela mesma. O filme foi lançado no dia 8 de Abril.
No começo de maio saiu “Can’t Be Tamed”, novo single de Miley Cyrus. Uma imagem completamente diferente da cantora e atriz foi exibida no videoclipe da canção que era de pop com batidas que assemelhavam-se com as das canções de Rihanna ou Lady Gaga. No dia 18 de Maio as filmagens de Hannah Montana Forever, como se chamava a quarta e última temporada de Hannah Montana, foram concluídas e Cyrus finalmente se viu livre da série e da Disney.
Duas novas canções de seu próximo álbum – que seria chamado “Can’t Be Tamed” (Não posso ser domada) - foram apresentadas no Rock in Rio Lisboa, em 29 de maio, além do single que já fora lançado antes. Lá, a cantora se apresentou para seu maior público na história: 88 mil pessoas estavam no local.
Uma performance no House Of Blues marca o início das vendas de Can’t Be Tamedpara o público no dia 21 de Junho. Uma edição padrão – contendo apenas um CD de áudio – e uma edição deluxe, contendo um CD de áudio e um DVD, foram liberadas. O DVD contém imagens do show de Miley na The O2 Arena em Londres, que era parte de sua turnê Wonder World Tour. Ele contém dezenove performances ao vivo e bastidores de entrevistas com Miley. O álbum estreou na posição #3 na Billboard 200 logo na primeira semana, mas suas vendas não foram as maiores que Cyrus já havia conseguido.
Dia 11 de Julho a quarta e última temporada de Hannah Montana estreou na TV. Os índices de audiência altíssimos não eram nenhuma novidade e só deixavam os produtores mais surpresos a cada dia. A temporada foi curta, com um total de 13 episódios, sendo dois especiais de 1h cada.
Ainda em Julho, Cyrus começou a gravar um novo filme! Novo filme! Com a promessa de se dedicar ao cinema, foi anunciado que a estrela faria um filme de comédia ao lado de Demi Moore e Ashley Greene. O filme, chamado de LOL: Lauhing Out Loud, era um remake do filme de mesmo nome que veio da França em 2008. O remake foi feito pela própria diretora e roteirista do filme. As cenas de “LOL” foram gravadas em Paris, na França, e também em Detroit e Chicago, Estados Unidos. Foi também nessa época que Miley Cyrus rompeu seu namoro com Liam Hemsworth.
Miley interrompeu as gravações de “LOL” e voou de Paris, local onde o filme estava sendo gravado, ao Madison Square Garden cantar com Justin Bieber no dia 31 de Agosto. Miley fez o dueto da música “Overboard” com o garoto, levando milhares de adolescentes a histeria no momento com o rei e a rainha adolescentes no palco. As cenas do concerto foram gravadas e adicionadas no filme “Justin Bieber: Never Say Never”, um documentário/show do cantor.
Com o fim das gravações de “LOL”, Miley resolveu lançar um novo single de “Can’t Be Tamed” e a canção escolhida foi “Who Owns My Heart”. Seu videoclipe foi lançado no dia 26 de Outubro, e nele Miley ousou em seu visual, aparecendo extremamente sexy.
“The Big Bang” foi o nome escolhido para o primeiro videoclipe da Rock Mafia. Um videoclipe para a canção foi lançado no dia 1º de Novembro e foi estrelado por Miley Cyrus e Kevin Zegers, porém nenhum dos dois cantaram nenhuma parte da canção e sim Tim James, da Rock Mafia.
No dia 21 de Novembro aconteceu a premiação chamada American Music Awards, a qual Miley compareceu ao e ainda fez uma performance da canção Forgiveness and Love, que é uma das canções de seu último álbum até então lançado. Após a premiação, Cyrus comemorou seu aniversário de dezoito anos em Los Angeles numa festa um tanto polêmica no Trousdale Club. Desde as roupas coladas ao corpo ao fato de Cyrus ter “ficado” com o ator Avan Jogia.
Continuando com seu plano de virar uma grande atriz de cinema, Cyrus saiu para gravar um filme chamado “So Undercover”, que conta a história de uma novata no FBI que se infiltra numa irmandade de garotas, para proteger uma delas que poderia ser assassinada. As filmagens começaram no dia 13 de Dezembro em Nova Orleans.
Foi durante as gravações do filme que Miley se envolveu na maior polêmica de sua carreira. Miley, ao fazer uma festa para amigos em casa, fumou uma erva chamada sálvia. Anna Oliver, uma “amiga” de Miley filmou a estrela fumando e vendeu para site TMZ, a fim de ganhar um bom dinheiro com a situação. A mídia veio com acusações constantes e duras à Miley (apesar da erva não ser ilegal na Califórnia).
“Se você viver a vida tentando ser perfeito, nunca vai viver a vida de verdade” –Miley Cyrus sobre a polêmica.
O ano de 2011 começou com a notícia de que Miley e seu companheiro de elenco, Joshua Bowman estavam saindo. Logo saíram fotos do casal em passeios românticos, mas não foram muitos e nenhum namoro foi confirmado.
Foi ao ar na TV o último episódio da série “Hannah Montana”, um marco e um fim de uma geração. A série juvenil que mais lucrou nos últimos anos foi encerrada no dia 16 de Janeiro nos Estados Unidos e 20 de Fevereiro no Brasil. Atraiu uma audiência de quase 10 milhões de pessoas em seu episódio final.
No primeiro dia de Fevereiro as filmagens de ‘So Undercover’ foram concluídas e com isso, Miley também começou a afastar-se consideravelmente de Joshua. Ainda no mesmo mês, Miley visitou o Haiti, onde foi para ajudar a Starkey Hearing Foundation a trazer suprimentos e recursos para as crianças surdas no país.
Em Março, Miley fez uma participação especial no programa “Saturday Night Live”. Na série, Miley fez um monólogo e paródias de celebridades como Justin Bieber, Lindsay Lohan e Fergie. Durante o monólogo, Miley citou algumas de suas polêmicas, ridicularizando-as.
Foi na sequência de Saturday Night Live que Miley anunciou a sua próxima turnê. O nome desta seria “Gypsy Heart Tour” e o mais especial é que ela passaria por países da América Latina – incluindo o Brasil. No dia 29 de Abril ela embarcou na turnê. Fez seu primeiro show em terras brasileiras no dia 13 de Maio e o segundo foi no dia 14 de Maio, no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente. A turnê seguiu em frente passando pela Austrália e por alguns países da Ásia. O fim da “Gypsy Heart” aconteceu no dia 02 de Julho.
A partir daí começaram as férias na carreira que Miley havia anunciado no ano anterior. De vez em quando Cyrus era vista com Liam Hemsworth, com quem reatou o namoro.
No final de Julho mais uma polêmica sobre Miley apareceu. Ela foi vista no lago Orchad, em Michigan, com alguns amigos e seu namorado se divertindo ao andar de jet ski e pegar sol. Porém, o que chamou a atenção de todos foram os cigarros que Miley fumava. Ela acendia e fumava cigarros (de nicotina) de forma frequente e habitual, como se já tivesse se tornado um costume. Ela não se pronunciou a respeito. Essa foi a primeira de outras vezes que Cyrus apareceu fumando.
Em Outubro, Miley foi ao Haiti novamente com Liam Hemsworth e, novamente com a fundação Starkey Hearing, colaborou para uma nova obra social, que é uma escola no país.
No dia 22 de Novembro, a atriz Kelly Osbourne que se tornou amiga de Miley, deu uma festa para comemorar o aniversário de Miley. Entre um unicórnio na entrada e uma cover anã de Nicki Minaj, o que gerou a polêmica começou com o bolo. O bolo de Miley estampava a foto de Bob Marley, que usava maconha e tinha um dom para música inquestionável. No vídeo da festa, que foi liberado alguns dias depois, ao ver o bolo pela primeira vez, Miley diz que o mesmo é maravilhoso e faz uma piada relacionando ele com o incidente da sálvia. Ela disse: “Você sabe que é uma maconheira quando seus amigos lhe fazem um bolo de Bob Marley. Você sabe que você fuma maconha pra caramba”, sendo respondida por Kelly Osbourne: “Achei que seu problema fosse com a sálvia.” A mídia fez desta declaração uma controvérsia distorcendo as palavras de Miley e ignorando completamente a brincadeira que a mesma fez, e apenas focou nas palavras ao pé da letra, acusando Miley de ter assumido ser maconheira.
No dia 23 de Novembro, Miley completou dezenove anos e no mesmo dia, como um presente aos fãs, ela lançou no YouTube um remix de sua canção “Liberty Walk” com um vídeo mostrando cenas da ocupação da Wall Street. O vídeo foi intitulado “Don’t Give Up, It’s a Liberty Walk” e recebeu críticas agradáveis.
No dia 23 de Janeiro, foi lançado o videoclipe da música “You’re Gonna Make Me Lonesome When You Go”, que na verdade é um cover da canção de Bob Dylan. Miley foi muito elogiada por sua interpretação da lendária música.
Gostando do resultado, Cyrus decidiu que aquele seria o ano em que se dedicaria à música. Cyrus começou a reunir-se com empresários e novas pessoas do ramo musical para fazer seu quarto álbum de estúdio. Abandonando a animação “Hotel Transilvânia”, que ela estrelaria ao lado de Adam Sandler, Miley começou a compor novas canções para seu quarto disco de estúdio.
Miley logo aceitou gravar alguns episódios para a nova série da MTV, Punk’d, que mostrava cenas de celebridades fazendo pegadinhas com outras celebridades. No primeiro episódio, Justin Bieber armou uma cilada para Miley – na qual ela caiu. Esse episódio estreou no dia 29 de Março. Nos episódios seguintes, foi Miley quem fez as pegadinhas com Kelly Osbourne, Khloe Kardashian e Liam Hemsworth – seu namorado – e esses três episódios estrearam em Maio.
No dia 4 de Maio estreou nos cinemas americanos “LOL: Laughing Out Loud”, filme gravado por Miley Cyrus em 2010, que mostra algumas cenas do relacionamento de Lola com sua mãe, interpretada por Demi Moore. O filme foi considerado um fracasso por estrear em apenas cem cinemas e arrecadar apenas U$ 46.500 na sua estreia, um número mínimo em comparação aos outros filmes de Cyrus. No Brasil, o filme foi intitulado “LOLA” e estreou por aqui no dia 10 de Agosto.
Ainda em Maio, o novo álbum de Miley entrou em fase de produção. Miley foi à Miami gravar seu novo disco juntamente com sua nova equipe, já que ela contratou novos representantes, assim, demitindo sua antiga acessoria. A indústria musical, na mesma época, começou a chamá-la de Miley 2.0, pois Cyrus viria com um novo estilo e completamente diferente do que os fãs já estavam acostumados.
Durante a época que foi de Fevereiro à Junho, Cyrus esteve um tanto obcecada por Pilates, um tipo de exercício físico que ajuda a perder peso e melhora a flexibilidade do corpo. No meio disso, diversos rumores surgiram de que Miley estava com anorexia. Devido às críticas que a cantora e atriz recebia no passado por estar “acima do peso”, nessa época Miley perdeu muito peso. Ela esclareceu dizendo que estava se sentindo muito bem e que sua perda de peso repentina se devia ao fato de estar numa nova dieta sem glúten. Entretanto, nessa época também foram encontrados alguns cortes nos pulsos de Miley, o que levou muita gente a crer que se tratava de automutilação. Até hoje a coisa é pouco clara, mas com o passar do tempo nunca mais foram vistos tais machucados nos pulsos dela.
No dia 6 de Junho veio a tão esperada novidade: Miley ficou noiva de Liam Hemsworth. O casal já morava junto desde o ano anterior e o ator australiano que contracenou com Miley em “A Última Música” decidiu pedir à estrela em casamento no dia 31 de Maio. O pedido foi simples e direto e aconteceu no jardim da casa de Miley, em Los Angeles.
Então, depois de fazer muito mistério, Miley Cyrus finalmente rompeu a última barreira entre ela e seu novo estilo. Decidida a se mostrar completamente diferente, no dia 12 de Agosto Miley cortou seu cabelo bem curto. O cabelo foi vendido e o dinheiro arrecadado foi doado para uma instituição de apoio ao câncer. O novo visual gerou polêmica, inclusive chegaram a falar que Miley estava usando drogas e havia se arrependido por ter cortado o cabelo tão curto. A loira negou tudo e afirmou estar de bem com sua novo visual e que esse novo corte refletiria a nova fase de sua carreira.
Um pouco mais tarde Miley anunciou sua participação na famosa série “Two and a Half Men” com Ashton Kutcher e Jon Cryer. Os episódios que contaram com a presença da estrela foram ao ar no dia 18 de Outubro e 08 de Novembro, respectivamente, nos Estados Unidos. Miley afirmou ter se sentido bem voltando a fazer comédias.
No começo de Novembro foi lançado o videoclipe da música “Decisions” do DJ Israelense Borgore com Miley Cyrus. A faixa de dusbtep, um ritmo musical nunca antes explorado por Cyrus, alcançou a posição #18 em sua primeira semana no iTunes.
O ano encerrou com Miley indo ao conceituado VH1 Divas, evento que reúne as maiores divas da atualidade, e fazendo um cover da famosa música “Rebell Yell”.
Tatuagens / Significados
Desde a sua primeira feita no fim de 2009, a cantora não parou mais. Em uma entrevista, chegou a declarar que nunca faria uma tatuagem sem sentido e que todos os desenhos ou escritas que ela marca em seu corpo, carregam um significado importante. O que a gente acha super legal e concorda, já que tatuagem é algo eterno que não deve ser feito como brincadeira ou como costumam dizer por aí, modinha.
Significado: “Dream Catcher” em português significa “Apanhador de Sonhos” – amuleto da cultura indígena americana (ojibwa) que filtra todos os sonhos, impedindo pesadelos -, e é o que Miley tem pendurado no seu quarto. Esse “Dream Catcher” tem 4 penas, que segundo Miley, representam seus irmãos e foi feito para protegê-los. Que fofo!
Significado: Miley fez essa tatuagem em sua vinda ao Brasil (em São Paulo) e segundo ela, a fez para sempre lembrar de ter os pés no chão. É também um símbolo de fé e porto seguro, para se lembrar que sempre pode contar com as pessoas que realmente ama e estão do seu lado nos momentos mais complicados.
Significado: “Love never dies” em português significa “O amor nunca morre”. A tatuagem, que fica no braço esquerdo da cantora, foi feita em homenagem á seu avô.
Significado: Miley disse que a única coisa que precisa ouvir o tempo todo é “Love” (amor, em inglês), já que no mundo existe muita negatividade. Em uma entrevista, chegou a afirmar: “Eu tenho ‘Love’ aqui mesmo (na orelha) para bloquear toda a porcaria que todo mundo joga em meus ouvidos … Eu realmente não ligo pra isso. Você só deve ouvir as coisas que vem das pessoas que verdadeiramente te amam. [...] Há muita negatividade no mundo e só o que você precisa ouvir é todo o amor. As pessoas tentam me dizer, ‘Eu acabei de ouvir alguém dizer isso ou aquilo sobre você’, e eu simplesmente ignoro porque é irrelevante. O amor é o que faz o mundo girar, e isso é tudo o que precisamos nos focar. “
Significado: Em português, quer dizer “apenas respire”. Para quem não sabe, “Just Breathe” é também o slogan da Fundação de Fibrose Cística. É em homenagem a sua amiga Vanessa, que morreu dessa doença. É também em homenagem aos avós de Miley onde ambos faleceram de câncer pulmonar. A cantora decidiu fazer essa tatuagem perto do coração por que é onde eles sempre vão estar.
Significado: O desenho é compartilhado com os membros de sua família. Todos eles tem um coração em algum lugar de suas mãos, com exceção de irmã mais nova, Noah, que ainda é muito jovem para tatuagens e de Braison, que não aderiu ao coração. Seu pai, Billy Ray Cyrus, foi o primeiro a tatuar o desenho. Ele o fez entre o polegar e o dedo indicador, o mesmo lugar onde Brandi Cyrus, mais tarde, também tatuou o coração. Tish, mãe de Miley, tem a tatuagem em seu dedo mindinho, como Miley, apesar dela parecer ser pintada de rosa. Por fim, seu irmão Trace Cyrus tem um coração preto sólido em seu polegar.
Significado: A palavra “Karma” vem da língua indiana que quer dizer “ação e transformação”. A lei do Karma, ou carma, em português, também diz que “você colhe o que planta”, sendo assim, qualquer ação própria realizada no presente, seja boa ou ruim, terá consequências boas ou ruins em um futuro próximo ou distante. Miley fez essa tatuagem mostrando que acredita na reencarnação.
Significado: O símbolo da igualdade, para Miley, quer dizer que “todo amor é igual”. Uma declaração a favor da legalização do casamento gay. A tatuagem causou polêmica, mas a cantora, como sempre, permanceu-se firme. Em 2012, ela disse à revista Glamour: “Quando eu compartilhei uma foto da minha tatuagem em minha página do Twitter e disse: “todo amor é igual”, um monte de gente zombava de mim, eles disseram, “O que aconteceu com você? Você costumava ser uma garota cristã! “E eu disse:” Bem, se você fosse um verdadeiro cristão, você deveria rever seus conceitos. Cristianismo é sobre o amor.”
Significado: Miley é muito religiosa e fez essa tatuagem para mostrar que acredito em Deus e na sua palavra.
Significado: Om é um símbolo sagrado no Hinduísmo. É um som ou vibração que representa a energia divina. Para os budistas e hindus, significa também a música que rege sua fé, mantra da música e do som.
Significado: Este símbolo por aqui conhecido como “olho grego”, que em inglês chama “evil eye”. Era inicialmente usado em rituais islâmicos, e acredita-se que ele trás sorte e protege contra a energias negativas. Seria, portanto, um amuleto para proteger Miley do mau olhado.
Significado: Em português, “que a sua postura não seja nunca a dessas almas frias e tímidas que não conhecem nem a vitória nem a derrota”. Frase dita por Theodore Roosevelt, ex-presidente dos Estados Unidos. Miley ainda não comentou muito sobre a tatuagem, mas a sentença já tem significado por si só. Provavelmente, é uma tatuagem que faz com a cantora tenha força e continue seguindo seu caminho feliz e vivendo de verdade.
Significado: Esta tatuagem é ainda um mistério, porque como Miley não falou nada sobre ela, não é óbvio o que os números efetivamente representam. Os numerais são “VIIXCI”, que são os números 5, 1, 1, 10, 100, e 1. “VIIXCI” não é um numeral romano válido, não representando qualquer número por si só. Parece que Miley pretende representar vários números, mas por ela não ter os combinado com espaços existem muitas possibilidades. As que fazem mais sentido são as datas. Poderia ser “VI I XCI”, que é 6/1/91(1 de junho de 1991), ou “V II XCI” para 5/2/91 (02 de maio de 1991), ou “VII XCI” para 7/91 (Julho 1991) – ou poderia ser algo completamente diferente. Pelo visto, vamos ter que esperar a Miley explicar.
Significado: Como vocês devem saber, na tradução, “BAD” significa “mal” ou “ruim”. Mas não foi exatamente por disso que Miley supostamente (não é confirmada) fez essa tatuagem. Segundo alguns sites gringos, a palavra é na verdade uma homenagem ao cantor que sempre foi fã, Michael Jackson. Acredita-se que Miley se identifica com o fato dos dois terem sido expostos a pressão da mídia desde muito cedo.
Significado: Ao contrário do que muita gente pensa, a caveira mexicana não significa morte ou algo sobrenatural, nem tampouco tem algo fantasmagórico. Ela simboliza, na verdade, a ironia, o humor e o sarcasmo que se mostram diante de diferentes dificuldades, desconfortos e angústias que amargam nossas vidas e não são tão graves como parecem. O atual namorado de Miley, Liam Hemsworth, fez uma igual.
Significado:“Amizade”, escreveu Miley ao divulgar uma das fotos. A imagem mostra duas setas cruzadas pouco acima do cotovelo.
Controvérsias
A carreira de Cyrus foi repleta de
polémicas, que estendem-se até hoje. Sob os holofotes desde muito jovem, as
atitudes da cantora e atriz são observadas e analisadas constantemente pela mídia.
Em dezembro de 2007, uma polémica iniciou quando Cyrus
postou algumas fotos em sua conta privada no MySpace, que vazaram para o público. As
fotos mostravam a cantora e uma amiga dividindo um doce e quase se beijando, o
que gerou rumores na internet, gerando boatos de lesbianismo. Cyrus comentou: "Para mim, eram só
duas garotas, não tem nada demais. Mas elas [as fotos] se espalharam. Como se
alguém tivesse copiado e colado, e dito, Oh Meu Deus, veja isso, e bla bla
bla."
Em abril de 2008,
diversas fotos provocantes de Cyrus de roupas íntimas e biquíni vazaram na
internet por uma jovem que hackeou a
conta Gmail da artista. Cyrus descreveu as imagens
como "fotos bobas, inapropriadas" e afirmou, "Eu cometerei alguns
erros e não sou perfeita. Nunca quis que nada disso acontecesse e estou profundamente
arrependida se desapontei alguém.". O hacker foi descoberto
mais tarde pelo FBI:
se tratava de Josh Holly, um jovem americano de anos.
Em abril de 2008, Cyrus, que tinha 15 anos na época, posou sem camisa
para uma secção de fotos realizada pela fotógrafa Annie Leibovitz para a revistaVanity Fair. O The New York Times esclareceu que, embora
parecesse que a jovem estava sem camisa, ela estava usando um lençol para se
cubrir. Alguns pais consideraram um
ultraje a atitude da fotógrafa. Um representante da Disney descreveu tudo como "uma situação que foi
criada para deliberadamente manipular uma jovem de 15 anos para vender
revistas". Gary Marh, presidente de entretenimento do Disney Channel Worldwide
disse: "Para Miley Cyrus, ser uma 'boa menina' é agora uma decisão de
negócios. Os pais confiaram nela como uma menina religiosa e correta. Se ela
acabar com essa confiança, ela não a terá de volta." Em resposta as circulação
das fotos pela Internet, Cyrus expôs um pedido de desculpas: "Eu fiz parte de uma
sessão de fotos que era para ser 'artística' e agora, vendo as fotos e lendo a
história, me sinto tão envergonhada. Nunca quis que nada disso acontecesse e me
desculpo aos meus fãs, pelos quais me preocupo tanto." Leibovitz disse: "Me desculpem se a
foto da Miley foi mal interpretada. A foto era um retrato simples e clássico,
tirado com pouquíssima maquiagem, e eu acho que ela é linda."
A performance de Cyrus ao cantar "Party in th
U.S.A." durante
os Teen Choice Awards de 2009 também causou polémica, com
alguns espectadores criticando a roupa provocante usada pela cantora e a inclusão
de uma breve pole dance, inapropriada para sua idade
(dezesseis anos, na época) e para seus jovens fãs. Ian Drew, editor senior da
revista US
Weekly, disse que sua sexualização já vinha a algum tempo, "Ela já tinha essa
imagem provocante, entao nao foi uma grande novidade. Foi assim que a Britney
[Spears] decolou. Ela era a boa menina que virou má, e isso parece estar
funcionando para a Miley também.
Cyrus também foi criticada no mesmo ano por namorar Justin Gaston, cinco anos mais velho,
E também foi criticada por causa de uma foto com ela e seus amigos fazendo a expressão de
"olhos puxados", que a Organização de Chineses Amerianos considerou
ofensiva para com a comunidade asiática. A jovem se desculpou pela
foto em seu site, defendendo suas ações e dizendo, "De NENHUMA forma eu
estava tentando fazer graça com sua etnia! Eu só estava fazendo uma
careta."
Mais tarde, em 2010, o site TMZ lancou um vídeo que mostra Cyrus, aos 16
na época, dançando com Adam Shankman,
produtor de A Última Canção, de forma provocativa e íntima (em inglês, a chamada lap dance. O pai da jovem defendeu
suas acoes, dizendo que Miley estava apenas de divertindo e que é o que as
pessoas da idade dela fazem.
Em novembro do mesmo ano, uma foto mostrando Cyrus, vestida com roupas
provocantes, e o ator Avan Jogia se beijando em sua festa de
aniversário também chamou a atenção do público.
Um mês depois, o site TMZ lancou outro vídeo. Desta vez se tratava de
Cyrus, alguns dias depois de seu aniversário de dezoito anos, em sua casa em
Los Angeles, onde ela é vista fumando algo em um bong. Ela alegou que estava
fumando a planta psicoativa salvia divinorum, conhecida comumente como sálvia. Sálvia é completamente legal no
estado da Califórnia, e Cyrus já era maior de idade quando o vídeo foi gravado. O pai da jovem expressou
sua tristeza em relação ao assunto em seu Twitter, dizendo "Desculpe, gente. Eu
não tinha ideia. Acabei de ver isso pela primeira vez. Estou muito triste. Há
muita coisa fora do meu controle nesse momento.
No iníco de 2011,
em uma entrevista a revista americana GQ,
o pai de Miley, Billy Ray Cyrus afirmou que a relação com a família foi muito
afetada por causa da série Hannah Montanna. : "Tudo está se destruindo e as pessoas só querem culpar a Miley por
tudo. [A série] destruiu minha família... A droga do programa destruiu minha
família. É tanta tristeza." Quando perguntado se estava
arrependido de te-la deixado entrar no programa, ele respondeu: "Odeio dizer, mas sim,
estou. Eu teria mudado tudo se pudesse. Para a minha família estar bem e todos
estarem bem, seguros e parecerem felizes e normais... . É, eu apagaria tudo
isso em um segundo se pudesse
Postura religiosa
Miley é Batista praticante e membro da Convenção Batista do
Sul, embora apoie o casamento gay,56 proibido pela Convenção.
Empreendorismo
Cyrus começou como porta-voz da Daisy Rock Guitars em 2004,
quando ela apresentou a sua primeira guitarra, chamada Daisy Rock.
A Disney lançou uma linha de roupas de Hannah Montana no verão de 2007.
Cyrus ajudou a desenvolver algumas peças da coleção. Em dezembro de 2007, ela
ficou em # 17 na lista da Forbes Top Twenty Earners Superstar menores de 25
anos com um salário anual de 3,5 milhões dólares. Uma estátua de cera de
Cyrus foi exposta no Madame Tussauds,
na Cidade de Nova Iorque.
Estatua de cera
Em abril de 2008,
Cyrus assinou um contrato para lançar uma autobiografia reflexiva sobre sua
vida até seus 16 anos. As memórias foram chamadas de Miles To Go (br: Hannah Montana e Eu) was written with Hilary Liftin e a autobiografia foi
publicada pela Disney-Hyperion Books em março de 2009.
As mesmórias discutem a relação com seu pai, seus pensamentos sobre a midia,
sua vida amorosa, suas ambições. Miles to Go ficou em #1 nos mais
vendidos do New York Times. Uma impressão inicial de um
milhão de cópias de Miles to Go foi planejada.
Em agosto de 2009, Cyrus se juntou a Max Azria para criar um linha para jovens garotas, disponível apenas nas lojas Walmart. Cyrus lançou seu EP The Time of Our Lives em conjunto com a
linha. A linha consiste em coletes, tops
tie-dye, vestidos e mantas. Críticos afirmam que as roupas são
"completamente inofensivas, mas totalmente na moda" e "benignas", mas admitiram que "é o genérico
que vende, independentemente de ter o nome de Hannah Montana na etiqueta ou não",
e previram que teriam altas vendas.
Discos